Sistema que garante interação para pesquisas no mar de Portugal é utilizado no Brasil

Publicado em 19 de novembro de 2012 em Ambipetro na Mídia | 0 comentários

 

Mídia Internet
Veículo / Editoria / Repórter Site Tn Sustentável / Notícias / Redação TN / Assessoria de imprensa
Data 16/11/2012
Página / Site / Lista http://www.tnsustentavel.com.br/noticia/7756/sistema-que-garante-interacao-para-pesquisas-no-mar-de-portugal-e-utilizado-no-brasil

Um sistema de inteligência artificial capaz de integrar toda a comunicação aérea e marítima na exploração da área ambiental dos oceanos está em exposição na VII Feira Brasil Oceano, que se encerra hoje (16/11) no Centro de Convenções Sul América, juntamente com o Congresso Brasileiro de Oceanografia, que acontece em paralelo. O sistema global “Tool Chain” desenvolvido em Portugal, está sendo aplicado na Marinha, Força Aérea e Extensão da Plataforma Continental Portuguesa, que investiram no recurso para colher dados que contribuam para o desenvolvimento sustentável dos oceanos.

De acordo com os pesquisadores e desenvolvedores do sistema, João Sousa e Luiz Vieira, do Laboratório de Sistemas e Tecnologias Subaquáticas, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, o resultado tem sido exatamente o proposto pelo projeto: a interação completa com a troca eficiente desses dados seja na superfície, no fundo ou na coluna d’água. Essa visão mais próxima dos fenômenos do oceano, como as catástrofes, ou os provocados pelo homem, como derramamentos de óleo, é a única maneira de avançar, segundo eles.

O sistema Tool Chain, que compreende diversos softwares, é composto em seu eixo pelo Neptus, instalado em uma central de comando; o Dune, que é o software de bordo instalado no veículo; e o IMC, um protocolo que mantem os outros dois interligados. Este sistema pode ser aplicado em diversos veículos, como submarinos, que são desenvolvidos e comercializados pela empresa Ocean Sean MST. Segundo eles, um sistema básico hoje, pode ser adquirido a partir de R$90mil. “Trouxemos essa ideia para a Feira justamente para ser compartilhada com as empresas e universidades brasileiras, pois em Portugal é um projeto que está dando certo. A Universidade do Porto criou o sistema, mas ele é aplicável a qualquer proposta, em qualquer lugar do mundo. É como um tipo de sistema universal, que se adapta”, explica Sousa.

Em desenvolvimento desde 1997, o Tool Chain começou a funcionar efetivamente em 2008 e o grande desafio, segundo Vieira, é incrementar o projeto com a participação de outras instituições. “A questão mais importante é saber como operar tudo isso. É capacitar pessoas que estudem o sistema, que neste momento tem condições de ser aplicado com sucesso, sem comprometer ou avariar os equipamentos. Nosso objetivo é disseminar, partilhar, para enriquecer as pesquisas. E aqui no Brasil, já conseguimos vender a ideia para a Ambipetro, que se interessou muito”, disse.

Sistema que garante interação para pesquisas no mar de Portugal é utilizado no Brasil

Fonte:http://www.tnsustentavel.com.br/noticia/7756/sistema-que-garante-interacao-para-pesquisas-no-mar-de-portugal-e-utilizado-no-brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*