Codar

Monitoramento do Campo Superficial de Correntes com Radar Costeiro de Alta-Frequência (Coastal Ocean Dynamics Application Radar) – Sistema  SeaSonde® CODAR .

A AMBIPETRO é a representante no Brasil da empresa CODAR Ocean Sensors. A empresa, em conjunto com a Petrobras, desenvolve um projeto pioneiro no Hemisfério Sul que tem entre seus objetivos a segurança operacional das atividades da principal bacia petrolífera brasileira – Bacia de Campos,  através do monitoramento contínuo de dados de correntes marinhas superficiais.

Recentes desenvolvimentos tecnológicos permitiram a utilização de sistemas mais sofisticados de radar cujas antenas de longo alcance estão posicionadas na costa, que têm reduzido custos, melhorando o desempenho e a confiabilidade dos equipamentos para o monitoramento oceanográfico. Através de pesquisas de mercado para encontrar o equipamento que fornecia a melhor qualidade de dados, verificou-se que o radar de Alta Freqüência SeaSonde® Long Range da CODAR Ocean Sensors satisfazia melhor os objetivos, contando, ainda, com diversas aplicações bem sucedidas para o monitoramento de correntes superficiais, no Hemisfério Norte.

A finalidade do projeto é aumentar a eficácia e diminuir o tempo de resposta para emergências na principal bacia de produção de óleo do Brasil. A instalação e operação deste sistema de antenas melhorará o monitoramento das condições ambientais, pois permitirá calibrar modelos de deriva de mancha de óleo, considerando cenários acidentais, e tornará o combate a acidentes mais eficiente. Mostrando-se uma empresa que busca reconhecer as necessidades dos seus clientes e oferece a melhor solução no mercado para os mesmos, a AMBIPETRO investe neste projeto que já obtém resultados preliminares significativos e que poderão ser utilizados em outras bacias de produção de petróleo ao longo da costa brasileira. O SeaSonde® é um sistema de medição de correntes e ondas compacto que pode ser facilmente instalado e mantido, funcionando inclusive em condições meteorológicas extremas, como furacões ou ciclones.

Obtenha dados de correntes superficiais (0-2m) em tempo real com uma grande cobertura espacial e alcances superiores a 200 km, por vários anos. Isto não pode ser obtido por nenhuma outra tecnologia. As tecnologias patenteadas pela CODAR, incluindo os algoritmos de processamento, permite ao SeaSonde® produzir mapas de velocidade de correntes superficiais extremamente precisos e calcular os principais parâmetros de ondas. O design da antena e os algoritmos de processamento permitem ao sistema uma cobertura de até 360º. O SeaSonde® já é uma ferramenta consolidada, o que lhe permite se concentrar somente na aplicação dos dados em vez de se preocupar tecnologia de coleta.

DESTAQUES DO SISTEMA:

  • CONVENIÊNCIA: Nada fica na água. Todos os equipamentos estão localizados na costa ou em uma estrutura offshore. O design compacto da antena, patenteada pela CODAR, simplifica consideravelmente as condições de instalação.
  • CONFIABILIDADE: Toda a eletrônica do sistema e seus softwares são desenvolvidos pela própria equipe da CODAR especialmente para operações de campo contínuas e de longa duração, bem como para produção de dados consistentes.
  • ADAPTABILIDADE: Os parâmetros do software são altamente adaptáveis, concebidos para se trabalhar regularmente, eliminando qualquer necessidade do operador ser um programador experiente ou um perito em radares.
  • AUTOMAÇÃO: Os dados chegam automaticamente ao seu escritório nos intervalos desejados e podem, inclusive, ser enviados diretamente para a sua rede para consulta pública.
  • ACESSO REMOTO: Através de acesso remoto os dados podem ser recuperados, o sistema pode ser monitorado, parâmetros podem ser modificados e suporte direto do fabricante pode ser realizado.
  • BAIXO CONSUMO DE ENERGIA: O baixo consumo de energia do sistema SeaSonde® possibilita o trabalho em locais remotos, completamente independente, e o uso de fontes de energia alternativas.
  • FORMATO DE DADOS AMIGÁVEL: Todos dados produzidos são armazenado como arquivos ASCII para a conveniente transferência de dados entre plataformas computacionais, assimilação em modelos numéricos e programas GIS.
  • COMPATÍVEL COM AMBIENTE COSTEIRO: O design compacto do SeaSonde evita impacto visual no local de instalação.
Antena de transmissão do sistema SeaSonde®  Long Range (5 Mhz)

Antena de transmissão do sistema SeaSonde® Long Range (5 Mhz)

Antena de recepção do sistema SeaSonde®  Long Range (5 Mhz)

Antena de recepção do sistema SeaSonde® Long Range (5 Mhz)

Imagem do campo de corrente superficial da Bacia de Campos obtida pelo sistema SeaSonde®

Imagem do campo de corrente superficial da Bacia de Campos obtida pelo sistema SeaSonde®

Imagem do campo de corrente superficial sobre posta a uma imagem de TSM na costa do Oregon – EUA obtida pelo sistema SeaSonde® (http://bragg.oce.orst.edu/)

Imagem do campo de corrente superficial sobre posta a uma imagem de TSM na costa do Oregon – EUA obtida pelo sistema SeaSonde® (http://bragg.oce.orst.edu/)

Imagem do campo de corrente superficial sobre posta a uma imagem de TSM na costa do estado de  New Jersey – EUA obtida pelo sistema SeaSonde® (http://marine.rutgers.edu/coo)

Imagem do campo de corrente superficial sobre posta a uma imagem de TSM na costa do estado de New Jersey – EUA obtida pelo sistema SeaSonde® (http://marine.rutgers.edu/coo)