Biblioteca Liege Dantas Figueiredo

A Ambipetro, através da OSCIP MONSA – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público Monsenhor Antônio Gomes Soares, concede apoio financeiro a Biblioteca Liege Dantas Figueiredo, localizada em São José da Vereda, BA.

Breve histórico

Os eventos realizados no Piau, localizado em São José da Vereda, BA, iniciaram em 1993 com foco em campanhas de saúde, com eventos pontuais e esporádicos. Em 2007, foi inaugurada a Biblioteca Liege Dantas Figueiredo; a partir daí, o projeto ganhou espaço físico, educativo, filosófico e cultural. É lá que todos os envolvidos “conspiram” e onde de realizam a elaboração, e muitas vezes a execução das ações propostas.

A partir de então, a biblioteca atingiu seu objetivo em termos de um formato ideal, com a contratação de três funcionários para darem suporte aos trabalhos realizados  junto a comunidade do Piau e seu entorno. Estes funcionários são responsáveis pela organização dos eventos e da articulação junto as escolas, voluntários, instituições em todo o Brasil, que tenham interesses em levar seus projetos educacionais, culturais e esportivos para as comunidades, com objetivo de atender em torno de 600 crianças, alunos e jovens e também 65 professores.

Objetivos

Toda a proposta da ONG/OSCIP MONSA e da Biblioteca atuam em três frentes: professores, alunos e comunidade. Além de vários benefícios levados a essas comunidades, desde do primeiro projeto em 1993, podemos destacar:

  • A ampliação do repertório cultural da comunidade com a apresentação de produções culturais de origens distintas;
  • A promoção da leitura nas atividades promovidas pela Biblioteca Liege Dantas Figueiredo;
  • A geração de renda, com participação de pessoas de todas as idades nas oficinas de trabalhos manuais oferecidas para a comunidade do Piau (São José da Vereda);
  • A promoção da saúde com as campanhas na área médica e odontológica e apresentação de palestras sobre temas do interesse geral e a partir da demanda da comunidade;
  • A redução do nível de vulnerabilidade social em que se encontram pela facilitação do acesso a conceitos e práticas das diferentes áreas de conhecimento, entre elas o esporte e a atividade física.

Hoje, quando anunciamos um novo evento, sabemos que podemos contar com a participação da comunidade e que todos percebem a Biblioteca também como espaço de criação e solidariedade.

Assim, cada vez que elaboramos um novo evento, sabemos que novas aprendizagens acontecerão para cada uma das pessoas envolvidas; sejam os moradores, visitantes ou integrantes da equipe executora. Cada novo evento é um convite para o exercício de ser(mos) humano(s).

Fotos do Projeto: