Ambipetro no Parque Tecnológico do Rio

O Parque Tecnológico do Rio está situado no campus da UFRJ, na Ilha da Cidade Universitária, em uma área de 350 mil metros quadrados. Até 2014, quando as obras deverão estar concluídas, estarão instalados centros de pesquisa de pelo menos 11 grandes empresas, 5 laboratórios mantidos pela COPPE e uma dezena de pequenas e médias empresas. Cinco mil pesquisadores trabalharão nos centros que estão sendo construídos com mais de R$ 500 milhões em investimentos públicos e privados.
O projeto nasceu em 2003 com o objetivo de estimular a interação entre a universidade – alunos e corpo acadêmico – e empresas, além de transformar conhecimento em riqueza. Este ambiente de inovação, além de estimular o empreendedorismo entre estudantes, garante às empresas um acesso privilegiado a laboratórios, profissionais de alta qualificação, além de novas oportunidades de negócios e de pesquisas de ponta.
O sucesso do empreendimento se evidencia na rápida licitação de terrenos disponíveis. Este movimento foi impulsionado por dois fatores: a presença de uma empresa âncora – a Petrobras – através de seu centro de pesquisas, o Cenpes, criado nos anos 60, e a descoberta do Pré-Sal, anunciada em 2007. Apenas oito anos após sua inauguração, o Parque do Rio fechou a fase de ocupação e começou
uma busca por novas áreas para expansão. Entre os projetos futuros do Parque, se encontram a construção da Torre da Inovação e a expansão do terreno do Parque para a Ilha do Bom Jesus, no chamado Polo Verde.

Parque Técnologico do Rio