“Ambipetro prestigia evento de Comemoração de 10 anos do Parque Tecnológico do Rio”

Publicado em 23 de setembro de 2013 em Destaque, Press Release | 0 comentários

Comemoração 10 anos do Parque Tecnológico do Rio

Homenagem aos funcionários do Parque Tecnológico do Rio

Aconteceu nesta última quarta-feira, 18, no Centro de Tecnologia da FMC Technologies, na Cidade Universitária, a comemoração de 10 anos de fundação do Parque Tecnológico da UFRJ. Estiveram presentes cerca 300 convidados entre autoridades, membros da comunidade acadêmica, atuais e antigos colaboradores estiveram presentes à cerimônia. Entre as autoridades, estavam o Magnifico Reitor da UFRJ, Professor Carlos Levi, o Exmo. Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, o secretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, o gerente executivo do CENPES, Marcos Assayag, e o diretor executivo do Parque Tecnológico, Mauricio Guedes.

Comemoração 10 anos do Parque Tecnológico do Rio

Diretor executivo do Parque Tecnológico, Mauricio Guedes

Em sua fala na abertura, Mauricio falou sobre a história do projeto. “São só 10 anos. Parece um aniversário prematuro. Mas não são apenas 10 anos, estamos trabalhando neste projeto há 27 anos”, contou. Em seguida, ele frisou a importância social do empreendimento, apontando que, ao aprovar a criação do Parque, o Conselho Universitário devolveu à cidade uma área que estava abandonada depois de ter sido canteiro de obras da construção da ponte Rio-Niterói. A ousada decisão da Petrobras de instalar seu centro de pesquisas na Cidade Universitária, há 60 anos, e a criação da COPPE, há 50, foram determinantes para o sucesso do Parque. Por isso, estas instituições foram homenageadas, assim como os oito funcionários mais antigos do Parque Tecnológico.

Em seu discurso, o Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia reafirmou a parceria do Governo Estadual com o Parque Tecnológico em busca da promoção à inovação e estímulo ao conhecimento.

Comemoração 10 anos do Parque Tecnológico do Rio

Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca

- O parque tecnológico do Fundão é um exemplo de inovação dentro do nosso estado. Assumi a Secretária de Ciência e Tecnologia este ano e temos sido procurados constantemente por iniciativas de desenvolvimento de novos parques tecnológicos no Rio de Janeiro. Isso é fruto do momento que vive o estado, um momento de desenvolvimento econômico, de pacificação. O parque tecnológico sempre foi e continuará sendo o exemplo para todos esses parques tecnológicos – declarou Tutuca.

- Diante da demanda de inovação que temos no Estado do Rio, começamos a planejar a criação do Sistema Fluminense de Parques Tecnológicos. Vamos integrar as instituições, bem como suas iniciativas inovadoras e instruir. Elas podem contar com o apoio da secretaria, que vai articular todas essas iniciativas, que são produtivas e fundamentais para o desenvolvimento do Rio – afirmou o secretário.

Gustavo Tutuca destacou ainda a importância da aquisição, pelo estado, da Ilha de Bom Jesus para ampliar a área que abrange atualmente o Parque Tecnológico, atraindo novos investimentos aos pólos de pesquisa.

Pioneiro no Parque, o Cenpes garante que a Petrobras tenha, ali, oportunidade de interagir e buscar soluções junto a outras grandes empresas globais, segundo observou o gerente executivo do centro de pesquisa da petrolífera, Marcos Assayag. A parceria da empresa com a UFRJ foi iniciada na década de 60 e, apenas de 2006 para cá, já investiu R$ 900 milhões em pesquisa na universidade.

Ele lembrou que as demandas do setor de óleo e gás “são tão grandes que nenhuma empresa opta por desenvolver tecnologia sozinha”. Diante disso, o Cenpes garante que “não precisamos percorrer mais do que alguns metros para nos reunir com um corpo técnico de qualificação internacional, com várias empresas”. Ele destacou a chegada da BG, “nosso principal parceiro do pré-sal”, ao Parque.

Comemoração 10 anos do Parque Tecnológico do Rio

Gerente Executivo do CENPES, Marcos Assayag.

Para Assayag, “o Parque hoje é um exemplo a ser seguido. Já temos aqui um importante grupo de inovação no segmento de petróleo e gás, queremos ver a parceria entre a academia e a indústria crescer e amadurecer em todo o Brasil”.

Em seu discurso, o Exmo. Ministro Raupp, afirmou que o sistema de ciência tecnologia e inovação tem que ser ampliado e frisou a importância de infraestrutura e mão de obra qualificada. “É preciso formular uma política de fomento à inovação. Precisamos fortalecer iniciativas como essa.” Já o reitor Carlos Levi parabenizou os jovens empreendedores da Incubadora que são, segundo ele, os líderes de amanhã.

Comemoração 10 anos do Parque Tecnológico do Rio

À esquerda, Srº Carlos Leandro, Diretor da Ambipetro e o Exmo. Ministro de Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp

Para Carlos Leandro, diretor da Ambipetro, que esteve presente ao evento, “o Ministro Raupp frisou bem em seu discurso a questão da montagem do INPOH, afirmando sua característica como uma organização social que permitirá investimentos em áreas estratégicas do conhecimento oceanográfico brasileiro de uma forma prática e objetiva, com o fortalecimento das instituições públicas e privadas que atuam nesta área do conhecimento”. Segundo Leandro, o governo federal, através do MCTI tem dado ênfase ao setor Oceanográfico com a criação do INPOH e através dos editais ligados a pesquisa e inovação, promovendo e estimulando a criação e a formação de novos projetos e parcerias entre o setor público e privado.

Além da cerimônia, também fez parte da comemoração dos 10 anos do Parque o XV ReINC, o Encontro da Rede de Incubadoras, Parques e Polos Tecnológicos do Estado do Rio de Janeiro, que aconteceu nos dias 17 e 18 no auditório da empresa Schlumberger, dentro do Parque. A ReINC visa fomentar atividades empreendedoras e incentivar o aumento da capacidade de ação e realização de incubadoras e parques tecnológicos e contou com palestras sobre inovação e empreendedorismo.

Fonte: ASOCM - Ambipetro / Assessor de Comunicação: Eduardo Bastos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*