Ambipetro participou do 5º Congresso Brasileiro de Oceanografia – CBO 2012

Publicado em 27 de novembro de 2012 em Destaque, Press Release | 0 comentários

Congresso Brasileiro de Oceanografia

A AMBIPETRO participou da quinta edição do Congresso Brasileiro de Oceanografia – CBO 2012, realizado entre os dias 13 a 16 de Novembro de 2012, no Centro de Convenções Sul América no Rio de Janeiro, organizado pela Associação Brasileira de Oceanografia – AOCEANO em conjunto com a Faculdade de Oceanografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE.

Nesta quinta edição do CBO foram apresentados os resultados dos trabalhos desenvolvidos nos últimos anos pelos profissionais da área na forma de palestras, painéis e apresentações orais, além da realização de workshops para debates e elaboração de sínteses que deram aos congressistas um panorama dos temas considerados mais relevantes pela comunidade acadêmica e profissional. Foram mais de 2.100 congressistas, com cerca de 1.565 trabalhos científicos submetidos, 1360 trabalhos aceitos, 27 palestras, 21 mini-cursos e 18 workshops, além da realização da VII Feira Brasil Oceano que teve mais de 40 expositores, envolvendo instituições de ensino, órgãos do governo, ONGs e empresas privadas atuantes nas áreas de abrangência da Oceanografia, sinalizando uma expressiva e diversificada programação.

Nesta edição, o Diretor da Ambipetro, Sr. Carlos Leandro, teve uma participação especial como Presidente do Congresso, permitindo assim, aproximar a academia com a indústria que consome produtos e serviços oriundos das áreas de oceanografia, geofísica e meio ambiente.

O estande da Ambipetro atraiu muitos visitantes de empresas e instituições participantes do evento, além, é claro, dos alunos de graduação e pós-graduação em oceanografia e áreas afins que estavam muito interessados em saber sobre as novidades tecnológicas e dos serviços oferecidos pela Ambipetro.

Além de presidente, destacamos a participação do Sr. Carlos Leandro na coordenação do Workshop sobre Monitoramento e Mitigação de Derramamentos de Óleo no Mar, que contou com a participação do Dr. Angelo Sartori Neto (Petróleo Brasileiro S.A – PETROBRAS; a MSc. Vanessa Horta da Silva (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA ), o Capitão de Mar e Guerra, Tarcísio Alves de Oliveira (Diretoria de Portos e Costas – DPC); o Dr. Eugenio Singer (AECON do BRASIL) e Dr. Milton Kampel (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE). Destacamos também a participação do Supervisor de Operações da Ambipetro, o Oceanógrafo, Thiago Montanari, que ministrou um Mini-Curso: “Introdução a Levantamentos Geofísicos”.

Estiveram presentes ao CBO e a Feira, o pesquisador do Laboratório de Sistemas e Tecnologias Subaquáticas (LSTS), da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), o Prof. João Borges de Souza que apresentou a palestra “Desenvolvimento de Veículos Submarinos Autônomos – AUV na Universidade do Porto” da mesma forma tivemos a exibição no estande da Ambipetro de um exemplar do LAUV (veiculo leve autônomo submarino) desenvolvido pela FEUP cujas explicações foram dadas pelo Engenheiro Luiz Vieira que veio representando o LSTS.

Para Carlos Leandro é muito importante para Ambipetro ter uma parceria com o LSTS/FEUP na montagem de um projeto que desenvolva no Brasil um AUV para operar em profundidades de até 3000 metros, respeitando a regra do conteúdo local. Segundo o executivo, “somente desta forma, será possível desenvolver, construir, testar e operar no país robôs autônomos que possam ser usados em operações offshore, quebrando assim, mais um paradigma da indústria nacional”.

Destacamos também a presença no estande da Ambipetro, dos funcionários do Consórcio Hidroclean – Grupo Bravante e Ambipetro que aproveitaram a oportunidade para divulgar a nova parceria e também para apresentar ao mercado o projeto de Monitoramento Ambiental, Costeiro e Oceânico desenvolvido pelas duas empresas para atender as condicionantes do IBAMA nos empreendimentos da Petrobras em todo o litoral brasileiro.

Fonte: ASOCM - Ambipetro / Assessor de Comunicação: Eduardo Bastos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*